Aki passaram...

01/12/08

Pegada Ecológica em Portugal

Em 1996 era de 5,1 ha/habitante. A biocapacidade do território nacional era de apenas 2,1 ha/hab, pelo que existia um déficit ecológico de 3,6 ha/hab. Isto também significava que se todos os habitantes da Terra fossem como os portugueses, a humanidade precisaria de quase 3 planetas para manter o seu nível de consumo e de produção de resíduos.

Em 2001 era de 4,5 ha/habitante, duas vezes e meia acima da capacidade média aceitável para o planeta (1,8 hectares por pessoa).

Pegada ecológica I

Neste momento estamos a usar energia a uma taxa superior à sua capacidade de reposição. Para isso recorremos ao "capital natural" acumulado ao longo de milhões de anos, exaurindo-o. Para que a sociedade seja sustentável, a Pegada Ecológica terá de ser inferior à capacidade de carga (ou biocapacidade) do planeta ou região.


Em 2005, os Estados Unidos e a China eram os países com maior pegada ecológica, cada um usando 21 por cento da biocapacidade do planeta. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma pessoa precisa de 9,4 hectares, em média. Os Emirados Árabes Unidos é o país com a maior pegada ecológica per capita, com 9,5 hectares; a média na União Europeia é de 4,7 hectares. Estima-se que a humanidade tem uma pegada ecológica de cerca de 17,5 mil milhões de hectares globais, correspondendo a cerca de 2,1 hectares por pessoa, na prática, mais 31% do que a capacidade do planeta para reproduzir recursos naturais. Em termos simples, o planeta está a demorar cerca de 1 ano e 4 meses para repor aquilo que a população global consome num único ano. Por outras palavras, mantendo o consumo actual precisaremos de 1,3 planetas Terra.
Os países mais desenvolvidos têm que reduzir fortemente a sua pegada para que os subdesenvolvidos possam consumir o que lhes permita alcançar uma qualidade de vida básica. Há países que têm apenas uma pegada média de 0,6 ha/hab.

A Pegada Ecológica permite calcular a área de terreno produtivo necessária para sustentar o nosso estilo de vida.
A Pegada Ecológica é uma estimativa da quantidade de recursos necessária para produzir, de uma forma continuada, os bens e serviços que consumimos, e absorver ou eliminar todos os resíduos e poluentes que produzimos. Esse conceito foi criado por William Rees e Mathis Wackernagel durante a década de 1990.

O valor mundial médio da Pegada Ecológica (em 2001) era de 2,9 ha/habitante.
Nessa data, a Pegada Ecológica média mundial era 35% maior do que a capacidade de regeneração do planeta.

Digam lá outra vez...

Aventuras no Lab5

Química e Ambiente

Uma nova forma de ensinar Química e descobrir o Ambiente.
A ciência Química e as Tecnologias do Ambiente.

Imagens verdes - "cidadeverde.com"